Empregabilidade LGBTQIAPN+: Políticas Públicas, Empresas e Direitos Humanos
COORDIGUALDADE
PROJETO EM EXECUÇÃO
Equipe:
- Gerente: Dr. Eduardo Varandas Araruna
- Vice-gerente: Dr. Igor Sousa Gonçalves
Objetivo Geral:
- Inserção de pessoas LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social e/ou insegurança alimentar no mercado formal de trabalho, por meio do fomento de políticas públicas em prol da empregabilidade de pessoas LGBTQIAPN+, bem como articulação pela contratação deste público pelo setor privado e pela administração pública através de quotas para contratação de empregados (terceirizados ou não). A ideia é a instauração de procedimentos promocionais a fim de eliminar desigualdades no âmbito de empresas e órgãos públicos, bem como quaisquer formas de discriminação.
Mais Informações:
Vigência:
- Data de Início: Fevereiro/2020
- Previsão de Conclusão: Dezembro/2025
Procedimento Administrativo:
- PGEA nº: 20.02.0400.0001837/2019-09
- PGEA nº: 20.02.0001.0011061/2023-16
Itens de Escopo:
- Elaboração e Publicação da cartilha “MPT na proteção da população LGBTQIAPN+”.
- Capacitação interna presencial “Tutela jurídica da sexualidade e dos gêneros nas relações de trabalho” para Membros(as) e Servidores(as) do MPT, com 35 vagas de deslocamento.
- Autuar 01 procedimento promocional, tendo como objeto empregabilidade LGBTQIAPN+. A gerência nacional recomenda que membros e membras se inteirem das especificidades humanas da população LGBTQIAPN+ e a leitura da cartilha “MPT na proteção da população LGBTQIAPN+”.
- Realizar, ao menos, 01 audiência pública com municípios, Estado, ONGs e associações de LGBTQIAPN+ a fim de radiografar políticas públicas eventualmente já iniciadas quanto à empregabilidade dessa população, inclusive aferindo a possibilidade de inserção de quotas para LGQIAPN+ quanto a trabalhadores terceirizados na administração pública, nomeadamente pessoas trans. Verificar a possibilidade de reprodução impressa da cartilha “MPT na proteção da população LGBQIAPN+” para distribuição entre os presentes (principalmente para ONGs e associações).
- Realizar, ao menos, 01 audiência de intermediação com empresas de médio ou grande porte para mediar a contratação de LGBTQIAPN+ em situação de desemprego já qualificados. Para tanto, o(a) Membro(a) poderá acessar a plataformas locais ou nacionais (v.g. plataforma transemprego) a fim de viabilizar a seleção pela referida empresa.
- II Encontro Anual de Empregabilidade LGBTQIAPN+ (4 horas de evento na temática, com transmissão pelo canal TVMPT no Youtube).
- Realizar, ao menos, 01 audiência pública com entidades adequadas para a capacitação e qualificação de pessoas para o mercado do trabalho a critério do coordenador regional, sugerindo-se entidades do Sistema S, Institutos Federais de Educação, universidade públicas e privadas e outras organizações estaduais que, a critério do coordenador, possam contribuir para o objetivo. Após a audiências pública, intervir em instituição formadoras mais sensíveis para que promovam cursos de qualificação e capacitação profissional: a) Demarcar áreas de absorção no mercado; b) Estimular a criação de cursos; c) Acompanhar o conteúdo programático dos cursos projetados e a pertinência com as necessidades de cada setor produtivo.
- Atuar 01 procedimento promocional apartado tendo como objeto a inserção de cotas na administração pública para trabalhadores terceirizados, tendo como alvo a administração pública direta e indireta quanto a admissão de pessoas transgênero.
- Realizar, ao menos, 01 audiência de intermediação com empresas de médio ou grande porte para mediar a contratação de LGBTQIAPN+ em situação de desemprego já qualificados. Para tanto, o(a) Membro(a) poderá acessar a plataformas locais ou nacionais (v.g. plataforma transemprego) a fim de viabilizar a seleção pela referida empresa.
- Realizar, ao menos, 01 audiência pública com empresas e outras espécies de empregadores do setor privado para sensibilizar o mercado acerca da importância de recursos humanos e a diversidade. Enfocar a importância da diversidade no âmbito das empresas como fator de crescimento e eficiência.
- Realizar, ao menos, 01 audiência de intermediação com empresas de médio ou grande porte para mediar a contratação de LGBTQIAPN+ em situação de desemprego já qualificados. Para tanto, o(a) Membro(a) poderá acessar a plataformas locais ou nacionais (v.g. plataforma transemprego) a fim de viabilizar a seleção pela referida empresa.
- III Encontro Annual de Empregabilidade LGBTQIAPN+ (4 horas de evento na temática, com transmissão pelo canal TVMPT no Youtube).
- Promover, ao menos, 01 campanha pública contra o preconceito no mercado de trabalho, para tanto, usar de recursos televisivos e radiofônicos, tendo como base experiências exitosas anteriores. As campanhas planejadas deverão ser executadas até o final do projeto, tendo como limite mínimo 01 campanha por biênio.
- Capacitados os beneficiados, deverá o Órgão do MPT realizar, no mínimo, (01) reunião pública com, pelo menos, as cinco maiores empresas da regional no ramo da capacitação fomentada, a fim de inseri-los no mercado de trabalho. Na hipótese da não-ocorrência de cursos, este item ficará prejudicado. Neste caso, deverá a regional promover 01 seminário público convidando a população LGBTQIAPN+ a fim de sensibilizá-los da necessidade de qualificação para o ingresso no mercado de trabalho.
- Verificar no procedimento promocional de inserção de pessoas trans na administração pública, os resultados quantitativos da intervenção ministerial.
- Promover as entidades públicas que aderiram à criação de quotas, com o selo social de apoio à diversidade a ser criado pela gerência nacional de empregabilidade.
- Elaboração de relatório conclusivo pelas regionais, com apresentação dos índices concretos acerca dos seguintes itens: a) quantidade de cursos realizados; b) quantidade de campanhas promovidas; c) quantidade de órgãos da administração que receberam o selo social; d) quantidade de pessoas contratadas pelo setor privado; e) quantidade de pessoas inseridas no setor público por meio de quotas em face da prestação de serviços terceirizados.
Indicadores/Resultados:
Indicador |
Medição/ Meta |
Linha do Tempo | ||
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2022 | 2023 | 2024 | ||
Número de audiências e campanha públicas realizadas. | Medição | Não se aplica | Não se aplica | (ainda não mensurado) |
Meta | Não se aplica | Não se aplica | 2 | |
Número de audiências de intermediação realizadas com empresas de médio ou grande porte. | Medição | Não se aplica | Não se aplica | (ainda não mensurado) |
Meta | Não se aplica | Não se aplica | 2 | |
Número de Audiências Públicas/Reuniões. | Medição | Não mensurado | 11 | (descontinuado) |
Meta | 6 | 6 | ||
Número de turmas dos cursos profissionalizantes ministradas no Brasil. | Medição | Não mensurado | 4 | (descontinuado) |
Meta | 3 no biênio | 3 no biênio | ||
Número de pessoas capacitadas. | Medição | Não mensurado | 146 | (descontinuado) |
Meta | 60 no biênio | 60 no biênio | ||
Número de pessoas inseridas no mercado de trabalho. | Medição | Não mensurado | 16 | (descontinuado) |
Meta | 15 no biênio | 15 no biênio |